Pedras, troncos e ramos de árvores, tecido cru... A ilusão de estarmos num filme dos Flinstones é grande perante estas peças de mobiliário. Os nomes, sugestivos, induzem a lembrança da Natureza em estado bruto - sofá "Crusoé" e candeeiros "Tropique". O design, porém, é do mais sofisticado que há. O seu autor é um francês: Frank Lefebvre, fundador da Bleu Nature.
A empresa nasceu em 1995 com base num conceito interessante: as formas dos materiais são o material da formas, passe o trocadilho. Quer isto dizer que, mais do que procurar novas formas saídas da imaginação e lápis do criador inspirado, se procura o aspecto natural dos materiais tal como se encontram na Natureza. O papel do designer neste caso será o de intuir das potencialidades dos elementos naturais disponíveis e combiná-las de um modo elegante, simples e confortável, num processo que apresenta muitas semelhanças com a essência do trabalho artístico. Menos do que um criador, o designer torna-se um catalisador, um artesão.
Esta busca da simplicidade e da minimização da intervenção do factor humano tem algum sentido filosófico nos dias que correm em que assistimos a uma preponderância cada vez maior do design na nossa vida. As nossas casas, as nossas roupas, os nosso carros ou os nossos objectos pessoais impõem-nos um modo de vida padronizado para que possam ser utilizados. É uma relação de tirania onde há cada vez menos espaço para a simplicidade e para a espontaneidade.
Lucubrações à parte o certo é que as peças da Bleu Nature nos deixam estupefactos. Elas não apenas funcionam bem como têm visto a sua procura aumentar exponencialmente, o que parece confirmar algum cansaço em relação ao minimalismo do design mainstream. Ramos ou troncos de madeira, pedras roladas, pedaços de rocha, fibras de linho, cânhamo ou lã virgem são a matéria-prima utilizada sem qualquer tipo de tratamento industrial. A montagem é exclusivamente artesanal.
O resultado são peças únicas e orgânicas, apenas comercializadas junto de profissionais do ramo, o que quer dizer que um simples particular não as pode adquirir para sua casa. É pena...